Equipas da Liga Zon-Sagres: Gil Vicente FC

                                                         

Vou começar por analisar cada uma das equipas da Liga Zon-Sagres, pois quer se queira quer nao o futebol é o desporto rei em Portugal. Posteriormente criaremos estes posts de análise para outros desportos.
O Gil Vicente FC tem feito uma boa campanha nesta Liga Zon-Sagres, conseguindo-se manter acima da linha de água. É caracterizado por ser um clube aguerrido, coeso e com grande espírito de entreajuda. Tracionalmente, o estádio Cidade de Barcelos é um terreno complicado para as grandes equipas. É a sexta equipa com maior média de idades da nossa liga.
Tem como treinador Paulo Alves, homem da casa, que como jogador representou a equipa de Barcelos durante 7 temporadas (não consecutivas). É um treinador pragmático, objectivo e consciente do desafio que tem na mãos. Depois de ter começado a sua carreira de treinador no Gil Vicente FC, mudou-se para o Vizela e na época seguinte para a UD Leiria, no entanto, a experiência na cidade do Lis não correu bem e retornou a casa para ajudar o "seu" Gil Vicente a voltar ao primeiro escalão do futebol português. Conseguiu o objectivo. Esta é a sua terceira época consecutiva ao comando da equipa de Barcelos, com uma equipa montada à sua imagem, o treinador gilista tem tudo para se conseguir manter na Liga Zon-Sagres.
No que toca a jogadores, a equipa gilista tem bons valores, sendo a sua cabeça de cartaz o avançado Hugo Vieira, jogador caracterizado por um remate forte, uma boa mobilidade e técnica, que tem sido fortemente cobiçado por emblemas nacionais e estrangeiros visto encontrar-se em final de contrato. A sua cláusula de rescisão é de 5 milhões de euros, contudo, acredito que se sair em Janeiro seja por um valor bastante menor. Em Junho é livre de decidir se renova pela equipa gilista ou se assina por outro emblema.
Outros jogadores a ter em conta nesta equipa são: o guarda-redes Adriano, guarda-redes brasileiro de 28 anos que está a ter uma boa prestação na sua segunda experiência em Portugal e primeira na Liga. Os defesas Júnior Caiçara (defesa-direito, 22 anos), Cláudio (defesa-central, 34 anos) e Rodrigo Galo (defesa-médio direita, 25 anos). Com o regresso de Rodrigo Galo vindo do Sp. Braga por empréstimo e se jogar a médio, o Gil Vicente fica com um corredor direito forte composto pelo jogador ex-Sp. Braga e Júnior Caiçara um jogador jovem e uma boa descoberta dos gilistas no mercado brasileiro, Cláudio empresta a sua grande experiência e raça ao centro da defesa do Gil Vicente FC. Os médios Guilherme (20 anos) e João Vilela (26 anos). Se por um lado o brasileiro emprestado pelo Sp. Braga traz alguma fantasia, fruto da sua tenra idade, e técnica a esta equipa o português traz experiência e consistência ao meio-campo gilista. Por último, o extremo Laionel que apesar de não se um matador, traz velocidade e facilidade de remate ao ataque do Gil Vicente.
Em suma, uma equipa que tem todas as condições para se manter no principal escalão do futebol português mas que não poderá aspirar a muito mais do que isso.

7 comentários:

Pedro Silva disse...

Como foi pedido, a Parceria entre o Blog Prespectiva Desportiva e o Blog A Mística Azul e Branca já foi criada.

Tomei a liderdade de colocar o seu banner na secção das Parcerias do Blog "A Mística Azul e Branca".

Cumprimentos e boa sorte para o seu espaço.

Tite disse...

Caríssimo,

Já coloquei a Perspectiva Desportiva no meu blogrol de estádio de visita frequente.
Para já não votei pois pouco há no blog que me incite à votação mas acredito que as intenções sejam boas e as análises aqui feitas desapaixonadas traga muitos leitores a este espaço.

Feliciades

Unknown disse...

Boas,

já coloquei o Perspectiva Despostiva na nossa lista de blogs.
Espero que faças o mesmo com o Bola na Trave.

Héber disse...

O seu blog já foi linkado no Sporting na Alma.
Espero que faça o mesmo.

Saudações leoninas.

Rui Paiva disse...

Caro que aceito a troca de links ;) É um prazer

Abraço
contra-ataque1.blogspot.com

FOGACEIRO disse...

Adicionei o link do seu blog!

Podes ver em: http://clubedesportivofeirense.blogspot.com

Está na coluna "Parceiros"

Fogaceiro

dragao vila pouca disse...

OK, amigo, não custa nada e vais ter link no Dragão até à morte.

Abraço e boa-sorte

Enviar um comentário

Faça um comentário construtivo para um debate saudável entre todos os que frequentam este blog. Evite erros ortográficos e assine por favor.

Obrigado por comentar!

Enviar um comentário